As proteínas nas dietas vegetarianas



proteínas em todos os alimentos, incluindo cereais, oleaginosos, verduras, legumes e frutas. Entre as maiores fontes de proteínas, estao as leguminosas (ervilha, lentilha, grão-de-bico, soja),principalmente o feijão, que é o melhor substituto para as carnes.

A solução é combinar: As proteínas de origem animal possuem todos os aminoácidos essenciais em quantidades suficientes para o bom funcionamento do organismo. Mais a simple combinação de cereais com leguminosas ja é suficiente para fornecer uma proteína completa. É o caso do famoso prato brasileiro de arroz com feijão, no qual a lisina do feijão junta-se com a metionina e cistina do arroz, garantindo uma eficiente combinação de aminoácidos

.
Vantagens da dieta vegetariana

* Redução de mortes por doenças cardiovasculares em 31% dos homens, e 20% das mulheres


* Níveis sanguineos de colesterol ruim 35% mais baixos.


* 54% menos de chances de desenvolver câncer de próstata e 88% do risco de câncer do intestino.


* Redução da incidência de obesidade.


* Redução em até 50% do risco de apresentar diverticulite.

Atenção para a vitamina B12: É a única vitamina que se encontra exclusivamente nos alimentos de origem vegetal. Essa vitamina é essencial para o crescimento, combate à anemia e melhora a memória e a concentração. Por isso, os vegetarianos que nao consomem ovos, leite e derivados devem tomar um suplemento da vitamina com orientação de um profissional.


Receita de hamburguer vegetariano

Ingredientes: 2 xícaras de chá de carne de soja hidratada, 2 xícaras de chá de glúten moido, 4 colheres de sopa de farinha de trigo integral, 2 xícaras de chá de aveia em flocos, 2 tomates sem pele picados, 3 dentes de alho amassados, 1 cebola picada, 4 colheres de sopa de cheiro verde picado, sal e orégano a gosto.
Modo de preparo: Misture todos os ingredientes com as mãos até a massa ficar homogênea. Modele os hambúrgueres e leve ao forno médio até dourar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário