Cuidados ao manipular alimentos



Procurar saber a procedência dos alimentos, além de limpar, preparar e armazenar corretamente, são atitudes importantes para evitar males causados pela intoxicaçao. Para muitas culturas, comer é um dos grandes prazeres do dia. 



Porém, ainda são poucas as pessoas que antes de preparar um belo prato, refletem sobre como os alimentos são produzidos e quais os problemas que podem causar caso tenham sofrido contaminação por agrotóxicos, poluentes, armazenamento inadequado, entre outros fatores.

Cuidado com agrotóxicos: Infelizmente, descobrir a procedência do produto ainda é tão difícil quanto saber se ele possui agrotóxicos. Aqueles que apresentam a certificação orgânica, geralmente têm preço mais elevado, tornando-se inviáveis para algumas pessoas, que acabam por comprar os produtos comuns. 


Nesses casos, o ideal é que o alimento seja deixado 40 minutos em uma solução feita com uma colher de sopa de bicarbonato de sódio misturado em um litro de água. Depois é só enxaguar bem.

Frutos do mar também são veículos de intoxicação alimentar principalmente pelas condições de armazenamento inadequada. O risco de consumo de peixe também está ligado à sua contaminação por mercúrio. Para perceber se um peixe está fresco ou não, é importante ver se a carne está firme, os olhos brilhantes e as guerlas vermelhas.


Outro animal que está na lista dos alimentos que exigem cuidados no consumo é o frango. Além das bactérias, também pode conter muitos hormônios, utilizado em granjas para faze-lo crescer mais rápido.

Leite, queijos, ovos, maionese e carne bovina também são propícias à contaminação por bactérias, salmonella, listeria, clostrídeos e estafilococos. Por isso armazene bem os produtos na geladeira ou freezer e não consuma carnes malpassadas.

O que fazer? 


A intoxicação alimentar tem como sintomas mais comuns a diarreia, náuseas e vómitos, o que leva a quadros de desidratação. Procure conter a desidratação com liquidos como água de côco, soro caseiro ou água mineral.

Algumas dicas


Lave as mãos depois de ir ao banheiro e antes de preparar os alimentos. Retire as folhas que vêm em torno á alface, é a região que mais acumula agrotóxicos. Escolha peixes de pequeno porte e prepare sempre assado, grelhado ou cozido. 


Descarte embalagens com furos, ferrugem, vazamento ou amassadas, assim como as que estiverem estufadas. Confira as datas de fabricação, tempo de conservação e carimbo da inspeção sanitária, que devem estar nas embalagens.

Nenhum comentário:

Postar um comentário