Dicas para malhar com segurança



Pessoas que começam a se exercitar com o objetivo estético, geralmente estão sedentárias há algum tempo e com excesso de peso. Com isto, podem exagerar na malhação, e causar  lesões musculares e articulares que dificultam a continuidade do treinamento. 



A  pesar dos benefícios da atividade física para a saúde, a frequencia cardíaca e a pressão arterial sanguínea aumentam muito durante a movimentação intensa. 



Por tanto, é importante passar por uma avaliação médica antes de começar a correr em uma esteira por exemplo. Faça a escolha certa : O esforço excessivo e a curto prazo não significa sucesso, já que pode causar lesões e dores, fazendo com que se abandone o exercício antes mesmo de se acostumar ao novo hábito. 


É fundamental optar por algo que traga prazer, seja caminhar, nadar, dançar, ou praticar esportes.

Como os principais benefícios dos exercícios não são acumulativos, é necessário se manter ativo. Quem só malha no verão chegará à terceira idade sedentário e com todos os problemas relacionados a essa condição, como falta de disposição e agilidade e maiores riscos de desenvolver problemas de coração. 


A atividade física é fundamental para a manutenção dos ossos.

Vá com calma: Se você não está acostumado a caminhar não tente correr. O recomendável para uma vida saudável é, no minimo, 30 minutos de exercício aeróbico por dia, 4 vezes por semana. Atividades de alto impacto são necessárias em muitos casos, mais devem ser praticadas com calçados apropriados e acompanhamento profissional.

Prepare-se bem: Hidrate-se adequadamente e use filtro solar e roupas apropriadas, leves e que permitam a livre movimentação do corpo. Alimente-se bem, pois é necessário energia para praticar atividades físicas. Muitas vezes, o mais importante nao é restringir a ingestão de calorias, mas sim adotar uma dieta balanceada. 


Com isto, você evita o efeito sanfona, ou seja o ato de engordar e emagrecer repetidamente, dessa maneira é possível manter o peso desejado e ter uma boa saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário