Proteínas para tornar os exercícios físicos mais eficientes



Como principal fonte de energia do organismo, o carboidrato é indispensável na alimentação de qualquer pessoa, mais ainda na de quem pratica exercícios físicos. Afinal, esse é o verdadeiro “combustível” que mantém o corpo andando, pedalando ou levantando pesos. 



Porém, quando se trata de bom desempenho e, principalmente, adequada manutenção da saúde, é a proteína quem rouba a cena, proporcionando muitos benefícios.

Como age: A primeira função da proteína é proporcionar aminoácidos para a sintese de tecidos corporais, entre eles o muscular, tão exigido na rotina de quem é fã de se movimentar. Isso permite seu crescimento e reparo após o exercício. 


As proteínas de origem animal têm maior valor biológico, ou seja, maior número de aminoácidos essenciais que participam da construção dos músculos. Nessa categoria estão os ovos e a caseina do leite, seguido de peixes e aves.


Como consumir: Em geral, o consumo de proteínas deve estar entre 0,8 e 1g do nutriente por quilo de peso de cada pessoa. Quem pratica exercícios regularmente, no entanto, precisa fazer um cálculo um pouco diferente: entre 1,5 e 2g, tanto para construção muscular quanto para desempenho, condicionamento, ou maior resistência física. 


Alem disso deve consumir carboidratos porque eles impedem que as proteínas sejam usadas como fonte de energia, mantendo-se em sua função de construtoras de tecidos.

Shakes de proteína


Opção 1: 1 xícara de chá de mamão picado, 3 colheres de sopa de leite em pó desnatado 1 copo de suco de laranja com cenoura, e gelo a gosto.


Opção 2: 10 morangos, meia caixa de pó para gelatina diet sabor framboesa, 1 colher de sopa de leite em pó desnatado, 1 pote de iogurte natural desnatado, e gelo a gosto.


Opção 3: 1 banana picada, 1 pote natural desnatado, 3 castanhas-do-pará picadas, e gelo a gosto.


Bata no liquidificador todos os ingredientes, adoce como desejar e beba em seguida. Essas receitas são ideais para consumo após atividade física.

Nenhum comentário:

Postar um comentário