Dicas para manter o intestino livre



Não é novidade que as mulheres são as que mais sofrem com intestino preso. Com exceção de quem tem alterações homonais, a questão é mesmo cultural. As mulheres não se sentem à vontade para usar o banheiro fora de casa e inibem a vontade até ficarem constipadas.


Estudos demonstram que a eficiência do sistema imunológico depende 80% da saúde da flora intestinal, e 20% do neurotransmissor da felicidade, a serotonina.

Sintomas mais comuns

* Falta de rotina para ir ao banheiro (independentemente de quantas vezes na semana, o importante é ter regularidade).

* Dor ao evacuar.

* Fezes ressecadas.

Saiba que antes de tomar qualquer medida, deverá procurar o seu médico.

Dicas contra a prisão de ventre

* Coma fibras: elas estão presentes, principalmente em frutas e cereais. O ideal é ingerir, em média 30 gramas por dia. As fibras absorvem a água no intestino e, além de dar volume, hidratam o bolo fecal, facilitando sua eliminação.

* Caminhe logo após as refeições. Assim, estimulará o peristaltismo, movimento natural do intestino que induz a eliminação das fezes.

* Vá ao banheiro sempre que o intestino pedir, se inibimos a necessidade, o deixamos cada vez mais preguiçoso.

* Nosso organismo adora hábitos, então estabeleça um horário. Sente-se no vaso todos os dias à mesma hora. Forçar a eliminação das fezes pode ajudar a regularizar seu funcionamento.

* Massageie o abdome, ponha a mão direita sobre a barriga e faça movimentos circulares pelo tempo que desejar, assim, estimulará o movimento peristáltico do intestino.

* Hidrate-se: não adianta nada de comer fibras se você não bebe ao menos dois litros de água diariamente. É no intestino grosso que nosso corpo absorve líquido. Se o organismo está desidratado, ele vai puxar toda a água das fezes, deixando-as ressecadas, e dessa forma será mais difícil eliminá-las.

* Evite consumir alimentos constipantes, como os industrializados à base de farinha branca, como biscoito e macarrão, e doces como bananada e goiabada, e farofa. Diminua as carnes vermelhas, elas carregam substâncias como nitritos e nitratos (sais de sódio e potássio), conservantes nocivos que em acúmulo podem gerar doenças. Além disso, a carne é de difícil digestão, o que pode comprometer a flora intestinal.

Saiba também que é importante controlar suas emoções, é bom para o funcionamento intestinal. O estresse, a ansiedade, o nervosismo podem dificultar que as coisas funcionem normalmente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário