Ervas medicinais que trazem benefícios a saúde



Bastava você reclamar de algum mal-estar para a sua avó logo aparecer com uma receitinha caseira preparada na hora. A sabedoria antiga continua sendo uma excelente maneira de cuidar da saúde.
 

Mas nada de sair por aí fazendo chá ou xarope de todas as plantas que existem no seu quintal. É importante saber com que tipo de erva você está lidando, inclusive porque algumas são tóxicas. Devemos ter muito cuidado também na hora da compra. Um dos maiores perigos é o de certas espécies estarem contaminadas com agrotóxicos, mofadas ou já terem perdido os princípios ativos.

Cavalinha

Desde a Roma antiga, essa planta era usada no tratamento de problemas respiratórios, infecções urinárias e da próstata. Atualmente, é utilizada para amenizar dores de cabeça, hemorragias, equilibrar a pressão e prevenir osteoporose. Porém, o que mais chama à atenção é sua ação diurética que, por evitar a retenção de liquidos, auxilia no emagrecimento.

Além disso, acelera o efeito do colágeno no organismo e, dessa forma, combate estrias e celulite. Só não deve ser utilizada por pessoas com pressão baixa.
Modo de usar: coloque um ramo de cavalinha seca em um vidro de óleo de amêndoas. Deixe descansar por 30 dias e passe na pele, após o banho.

Ginseng

Essa planta detona o cansaço, fazendo com que seu organismo se adapte melhor aos problemas de estresse do dia a dia. Ela também aumenta a energia vital, combate o cansaço a estafa e o desânimo. Além disso, auxilia no tratamento da diabetes e colesterol alto e aumenta a libido.

Modo de usar: use uma colher de sopa de raízes para meio litro de água. Ferva o chá por 5 minutos e tome. Pode guardar na geladeira.

Açafrão

Estudos comprovam que o uso do extrato de açafrão durante 6 semanas melhora o humor. Assim como a maioria dos antidepressivos, os ingredientes mais ativos do açafrão aumentam os níveis de serotonina no cérebro. E o açafrão tem benefícios adicionais: pesquisas sugerem que ele também melhora à memória e os sintomas da TPM.

Modo de usar: basta usá-lo como tempero na preparação da comida.

Hortelã

Essa planta possui óleos essenciais com a capacidade analgésica e anti-inflamatória. Por isso, ajuda a acalmar não só as crises de enxaqueca e dores de cabeça, mas também dor de estômago e a indisposição intestinal.

Modo de usar: esmagar as folhas, coloque água fria e deixe descansar 20 minutos. Beba 3 xícaras por dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário