Saladas nutritivas e completas



A mistura de ingredientes variados pode compor saladas leves, saborosas e nutritivas o suficiente para servirem como prato principal. Antigamente, apostar na saladinha para emagrecer e manter a saúde era um esforço totalmente sem graça. Hoje, combinando ingredientes adequados, você deixa seu prato repleto de nutrientes, com sabor de sobra e calorías de menos.


Misturar fibras, proteínas, gorduras, vitaminas e carboidratos transforma qualquer salada em prato principal de uma refeição.

* Tempero nelas: investir no tempero ajuda a dar sabor extra à salada. Além do azeite e do vinagre de vinho, use também vinagre balsâmico, vinagrete e molhos à base de iogurte.

* Ervas em ação: aproveitar os benefícios das ervas é outra dica. Elas têm antioxidantes, que previnem o envelhecimento precoce. Abuse de temperos como endro, coentro, hortelã, salsinha, mostarda, manjericão e erva-doce.

* A vez das leguminosas: lentilha, feijao e soja cozidos também são boas opções. Ricos em sabor, esses alimentos estão repletos de nutrientes.

Receitas de saladas magras e nutritivas

* Salada de macarrão

Rendimento 8 porcões e têm 320 calorías por porcão.

Ingredientes: 1 maço de brócolis cozido, quarta xícara de chá de vinagre, 1 xícara de queijo branco em cubos, 1 dente de alho picado, meia xícara de cebolinha verde, meia colher de sopa de azeite, 2 tomates picados e sem sementes, 500 gramas de penne.

Modo de preparo: misture delicadamente o vinagre, o queijo, o alho, a cebolinha e o azeite. Regue os brócolis, acrescentando o tomate. Cozinhe o macarrão, escorra e adicione aos brócolis. Mexa com cuidado e sirva, se desejar, com lascas de queijo parmesão.

* Salada de frango tropical

Rendimento 6 porcões e têm 216 calorias por porcão.

Ingredientes: 300 gramas de peito de frango cozido e desfiado, 2 colheres de sopa de suco de limão, 1 xícara de chá de erva-doce, 1 xícara de chá de uva itália cortada ao meio e sem semente, quarta xícara de chá de pimentão vermelho picado, 1 cebola pequena picada, sal e pimenta-do-reino à gosto, meia xícara de maionese, meio maço de alface lisa ou crespa, meio maço de rúcula, e meia xícara de chá de cubinhos de manga.

Modo de preparo: em uma tigela grande, coloque o frango desfiado e tempere com o suco de limão. Acrescente a erva-doce, a uva, o pimentão, a cebola e tempere com o sal e a pimenta. Misture os ingredientes com a maionese. Em outro recipiente, ajeite as folhas de alface e rúcula e, por cima, coloque o frango. Enfeite com os cubinhos de manga.

Nenhum comentário:

Postar um comentário