Vença sua timidez no trabalho



Se não lhe faltam ideias para tornar seu trabalho mais produtivo e consequentemente,  mostrar sua competência ao chefe. Porém, na hora de “vendê-las”, você... trava! Então, acredita que sua vida profissional pode estagnar, não é? Calma, pois as pessoas devem assumir funções compatíveis com suas caraterísticas.


Quem é timido pode trabalhar com estratégias ou criar projetos, mais se a sua empresa não dá essa escolha, você precisa sim, superar o temor com relação à exposição. Antes, vale a pena descobrir se é apenas contida ou tímida mesmo. O primeiro caso representa quem tem postura discreta e, se necessário, roda a baiana, diferentemente do tímido, que precisa vencer um bloqueio. A timidez está ligada ao medo e deve ser superada.

Se você se reconheceu na definição, entao descubra como perder a vergonha no trabalho:

* Programe o seu cérebro

Perceba se uma representação em público ou um papo com o chefe aflige você, identifique a causa  desse temor. Em geral, as pessoas se sentem julgadas e acham que todos fazem cara de reprovaçãoPara solucionar trabalhe esses momentos em sua cabeça, visualizando uma situação em que ficaria envergonhada e mentalize pessoas à sua volta com expressão satisfeita ou olhos fechados. Crie uma representação que, amenize a sensação de estar sendo reprovado.

* Mude seu corpo

Em momentos de exposição, sinta como seu corpo manifesta essa timidez. Os sinais mais comuns são: a postura arqueada e movimentos travados. Para solucionar isto, abra os ombros, respire fundo, solte as mãos e erga o corpo, corrigindo a postura.

* Seja positivo

O tímido costuma falar consigo mesmo. O diálogo intenso e negativo, algo como “ não vou conseguir”, “que vergonha”, a impede de ouvir a pessoa com quem está conversando. Por isso, na sua hora de falar, fica sem ter o que dizer. Para solucionar isto diga palavras de incentivo para sí mesma e silencie o diálogo interno. Ouça as pessoas e responda com segurança.

Nenhum comentário:

Postar um comentário