Acidez colorida dos cítricos



O azedinho das frutas cítricas vem de um ácido que, junto com a vitamina C, torna-se um poderoso antioxidante. Saiba mais...


* Romã: taninos e vitamina C, A e do complexo B, essas são substâncias presentes na roma e que ajudam a prevenir problemas intestinais, protegem a saúde dos olhos e fortalecem o sistema imunológico.


* Ameixa: fonte de potássio, sorbitol e fibras a ameixa combate prisão de ventre e retenção de líquidos, o que ajuda a amenizar inchaços e a celulite.

* Nêspera: originaria do Japão, essa fruta é conhecida como ameixa amarela, japonesa ou silvestre. Tem sabor agridoce e funções diurética e antidiarreica, além de evitar problemas de garganta.

* Jabuticaba: a casca contém doses elevadas de antocianina, um antioxidante que evita o envelhecimento das células. Assim, além de consumir a polpa da jabuticaba, faça um suco ou chá com as cascas, que ainda servem para combater diarreias e disenterias.

* Laranja: embora seja comum dispensar o bagaço, consumir essa parte da fruta ajuda no trânsito intestinal, prevenindo a prisão de ventre. A laranja também é ótima aliada na proteção das células contra a ação dos radicais livres e na prevenção de problemas cardiovasculares, já que contém pectina (fibra solúvel que regula as taxas de colesterol), presentes na parte branca da casca.

* Limão: o nutriente do limão (incluindo a vitamina C), participam da produção de anticorpos, protegendo o organismo contra infecções. Graças aos flavonoides, a fruta tem função anticancerígena e anti-inflamatória, e ainda ajuda a eliminar o colesterol ruim (LDL) do sangue.

* Tangerina: ajuda a controlar as taxas de glicose no sangue, já que é riquíssima em pectina. Seu consumo também é recomendado para aumentar a imunidade, prevenindo gripes e resfriados.

* Caju: fruta tipicamente brasileira, o caju é rico em fibras e minerais como potássio, cálcio e ferro. Esses nutrientes garantem proteção contra alguns tipos de câncer (em especial os de pulmão e próstata) e o fortalecimento das defesas do organismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário