Alimentos lácteos que fazem bem



O leite e derivados são alimentos ricos em cálcio, sendo então fundamentais para a formação e manutenção de ossos e dentes, principalmente durante a infância e adolescência. Já na idade adulta e sobretudo após os 50 anos, esse alimento tem sua importância na prevenção da osteoporose.


 Creme de leite

Obtido da nata do leite, esse produto é bastante apreciado na culinária. Rico em proteínas (fundamentais na formação dos ossos, transporte de oxigênio no sangue e até na cicatrização) e gorduras, ainda preserva alguns nutrientes do leite, como cálcio e vitaminas A e D. Porém o consumo deve ser esporádico, por ser este um alimento altamente calórico.

Faça em casa: ingredientes, meio litro de água, 2 gemas, 6 colheres de sopa de leite em pó, 100 gramas de manteiga sem sal, e 125 gramas de gordura vegetal hidrogenada.

Modo de preparo: em uma panela coloque a água, as gemas, o leite em pó, misture bem e leve ao fogo, mexendo sempre, até começar a ferver. Coloque no liquidificador, junte a manteiga, a gordura vegetal e bata por 2 minutos. Coloque em um pote com tampa e feche bem. Leve à geladeira por 24 horas e use para preparar pratos deliciosos.

 Iogurte

Adorado pelas crianças e integrante usual dos cardápios de dietas, o iogurte é o leite fermentado, seja de forma natural ou artificial. Seu consumo é recomendado para quem sofre de problemas digestivos, na prevenção da osteoporose e na solução da prisão de ventre. Também é uma opção para pessoas que têm intolerância à lactose do leite.

Receita de iogurte caseiro: coloque 1 litro de leite de saquinho tipo A ou B em uma leiteira e leve ao fogo baixo. Assim que começar a ferver, desligue o fogo e deixe o leite amornar, ficando quase frio. Misture 1 pote de iogurte natural (200 ml), delicadamente, com uma colher de pau. Despeje em uma vasilha de cerâmica, plástico ou vidro e tampe com filme plástico. Coloque dentro de um isopor ou sacola térmica e deixe descansar por 8 horas ou até firmar. Se guardado na geladeira, dura até 5 dias.

 Queijo

Ele é básicamente composto de proteínas e cálcio. As primeiras ajudam na contração dos músculos, na oxigenação do sangue e até na aceleração do processo de cicatrização, en quanto o segundo é fundamental para a formação de ossos e dentes. Este alimento é uma boa opção para quem não gosta de leite ou têm intolerância à lactose.

 No entanto, prefira os queijos brancos, tipo minas, frescal ou ricotta, que são menos calóricos do que os queijos amarelos.Para fazer um quilo de queijo são necessários aproximadamente 10 litros de leite. Ou seja, o cálcio e outros nutrientes ficam mais concentrados nesse alimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário