Alimentos orgânicos



Os produtos orgânicos estão tomando conta das gôndolas dos supermercados e vêm conquistando a mesa dos brasileiros. Ao contrário dos produtos convencionais, que são produzidos com agrotóxicos, os alimentos orgânicos são “limpos”, pois são usados no seu cultivo adubos naturais, de origem vegetal e animal. Conheça as vantagens dos produtos cultivados sem agrotóxicos...



Sem agrotóxicos

O principal beneficio é a ausencia de agrotóxicos e a diminuição dos riscos de contaminação com pesticidas. Por isso, os alimentos orgánicos são mais saudáveis e têm mais sabor. Mesmo fazendo uma boa higienização dos alimentos convencionais, há agrotóxicos que penetram nos alimentos e não saem na água.

Para oferecer ao consumidor produtos livres de substâncias tóxicas, o agricultor deve obedecer normas rígidas de certificação e preservação de solo e dos demais recursos onde é feito o plantio. O cumprimento dessas exigências possibilita que os alimentos conservem suas propriedades nutricionais como, vitaminas, sais minerais, carboidratos e proteinas, e as caraterísticas originais como aroma, cor e sabor.

Como saber se um produto é orgánico?

Eles exibem em sua embalagem um selo de certificação. Isso significa que o alimento, e o seu proceso de produção, passou por uma rigurosa avaliação e está apropriado para o consumo. Portanto, é só ficar de olho nos rótulos.

Orgânico x convencional: a escolha é sua.

O custo com a certificação e com as embalagens próprias, entre outros fatores, acaba conferindo aos alimentos orgânicos um preço mais elevado em relação aos produtos convencionais. Mas isso também depende do local de comercialização e do tipo de produto. Por isso, vale a pena pesquisar antes de comprar.

Os alimentos orgânicos podem ser encontrados nas grandes redes de supermercados, muitos possuem gôndolas exclusivas, em lojas especializadas de produtos naturais e nas feiras livres, onde você pode comprar direto dos produtores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário