Ervilhas, seus benefícios para a saúde




Em pouquísimas calorias, a ervilha apresenta uma série de nutrientes e vantagens ao organismo. Estas sementes pertencem à família dos legumes, sua textura é muito suave e sua cor é verde brilhante. Oferece boa quantidade de proteínas de origem vegetal, vitaminas e minerais.



São excelentes para regular e gerar energia que precisam os músculos na prática de atividades físicas, ajudam o metabolismo em nutrientes vindos de outros alimentos.

Ervilhas e as fibras

Contém fibras do tipo solúvel, que ajudam na redução dos níveis de colesterol, e açúcar no sangue. Fornecem carboidratos importantes, de digestão lenta, que liberam glicose gradualmente na corrente sanguínea, ou seja, são alimentos de baixo indice glicêmico. Assim, não oferece perigo aos diabéticos, sendo uma boa opção de consumo.

As fibras insolúveis ajudam a regular o bom funcionamento do intestino, evitando a constipação. As fibras, em geral, geram sensação de saciedade, motivo pelo qual são úteis para o controle e perda de peso.

Vitaminas e minerais: umas 150 gramas de ervilhas frescas preenchem a quarta parte das necessidades diárias de ferro, a quinta de fósforo, e a sexta de magnésio. São importante fonte de vitaminas do complexo B, A, C e K.

Ervilhas para combater a anemia

Coma uma salada de ervilha, pimentão, limão e azeite de oliva, ela ajuda a elevar os níveis de ferro e formação dos glóbulos vermelhos.

Receita de sopa de ervilha

Melhora o funcionamento intestinal e fortalece os músculos.

Ingredientes: 2 cebolas picadas, 2 tomates picados, 100 gramas de carne moída, 1 colher de sopa de óleo, sal e pimenta-do-reino a gosto, 1 xícara de chá de ervilhas frescas, 3 xícaras de água, e salsa picada a gosto.

Modo de preparo: refogue a cebola, o tomate e a carne moída no óleo. Tempere com sal e pimenta-do-reino a gosto. Em outra panela, cozinhe as ervilhas em 1 xícara de chá de água. Quando estiverem macias, acrescente o refogado com o restante da água. Deixe ferver por 15 minutos ou até o caldo engrossar ligeiramente. Polvilhe salsa picada e sirva logo em seguida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário