Legumes nutritivas e saborosas



Ricos em vitaminas e minerais, esses vegetais colorem os pratos e são capazes de prevenir diversas doenças. Todos os legumes fornecem muitas fibras, que melhoram a digestão e regulam o intestino, pelo que é recomendável consumir 2 porcões diárias, e não há contraindicações nem restrições.





Batata


Por ser muito rica em carboidratos, a batata fornece bastante energia para as atividades exercidas diariamente.  E ainda supre vitaminas C e do complexo B e minerais, em especial o potássio, um elemento importante para o relaxamento muscular. Por isso, ela fornece grande parte dos nutrientes de que o nosso corpo precisa. De fácil digestão a batata neutraliza o excesso de ácido no organismo, por isso, contribui para suavizar o estômago.

Cuidado: evite consumir batatas com cor esverdeada ou que estejam germinando, ou seja com brotos, pois podem causar intoxicações ao organismo. Para armazena-las, depois de cozidas, devem ser guardadas na geladeira, em recipientes com tampa e que não sejam de alumínio.

Fim da diarreia: cozinhe uma batata sem casca e amasse até formar um purê. Tempere com um pouco de sal e um fio de azeite. Coma o purê fresco, durante o almoço.

Pepino




Quem vê esse legume com 95% do seu peso composto de água nem imagina que ele proporcione tanta beleza ao corpo. Ao começar pela própria água, que hidrata o organismo, comer pepino deixa a pele mais bonita e hidratada, mais não é só isso. Corta-lo em rodelas e colocá-lo sobre os olhos fechados é uma prática muito comum entre as mulheres, pois ameniza as olheiras e inchaços.

Ele também possui enxofre, que elimina as toxinas do sangue e é necessário para manter pele, unhas e cabelos bonitos. O pepino age como diurético quando o consumimos, por isso, reduz os tão incômodos inchaços.

Suco desintoxicante: bata no liquidificador 1 pepino picado e 3 talos de aipo (salsão) picados. Se necessário, adicione 1 copo de água filtrada, misture e beba em seguida.

Pimentão


Verde, amarelo ou vermelho? Não importa, todos os tipos de pimentão são muitos ricos em vitamina C. Por isso, o legume fortalece as defesas do corpo, afasta o cansaço e favorece a cicatrização. O pimentão também possui betacaroteno, a mesma substância presente na abóbora e na cenoura, que previne tumores e protege a saúde da pele.

O pimentão vermelho é rico em antocianina, que fortalece os vasos sanguíneos e regula o colesterol. Já o amarelo e o verde possuem luteína e zeaxantina. São carotenoides com ação na área dos olhos, reduzindo o risco de infecções, catarata e até mesmo cegueira, além de reforçar o sistema imunológico. Metade de um pimentão por día é suficiente alternado com outros legumes ricos em vitamina C e betacaroteno.

Antepasto para a circulação: em uma panela, aqueça 1 colher de azeite. Adicione 2 berinjelas, 1 pimentão vermelho e 1 abobrinha, todos cortados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário