Lentilhas, por qué inclui-las na sua dieta



Às lentilhas são legumes muito apreciados em quase todos os países, pela quantidade de nutrientes, o que faz que tenha muitos benefícios para a saúde.



Propriedades da lentilha

* Ajudam em doenças cardiacas, em quanto diminuem os níveis de colesterol e gorduras, pelo se conteúdo de fibras e filatos.

* Sao recomendadas na diabetes devido a que seus hidratos de carbono são absorvidos muito devagar.

* Combate a anemia, porque são ricas em ferro fácilmente assimilável.

* São uma boa fonte de proteínas, especialmente quando combinadas com arroz. Contém entre 25 e 30% de proteína, ocupando o segundo lugar depois da soja. Mais proteína de origem vegetal na dieta e menos proteína animal significa mais saúde e melhor controle do peso. São consideradas um antídoto natural contra o envelhecimento ao ser capaz de renovar às células do nosso corpo.

* Mantém a saciedade por mais tempo, por causa das proteínas e da boa quantidade de fibras, fazendo com que a fome demore a voltar. As fibras também previnem a prisão de ventre. Sao ideais na alimentação das crianças, fornecendo energia e na alimentação das pessoas que fazem exercícios físicos.

* Protegem o sistema nervoso, favorece a memória, e beneficia o humor por ser ricas em vitaminas do grupo B. Contém quantidades elevadas de folato que o organismo transforma em ácido fólico, cujas deficiências são responsáveis da aparição dos sintomas da depressão e máu humor.

Receita de Sopa de lentilha



Ingredientes: 500 gramas de lentilhas, 1 colher de sopa de azeite, 6 dentes de alho picados, 1 cebola grande picada, 2 tomates em cubos, sem pele e sem sementes, 1 colher de chá de pimenta do reino, meia colher de chá de cominho, 2 litros de água, e 1 colher de sal.

Modo de preparo: um dia antes de preparar a receita, deixe a lentilha de molho numa vasilha com bastante água para facilitar o cozimento. Numa panela média, aqueça o azeite, acrescente o alho, a cebola e doure ligeiramente. Em seguida, junte o tomate, a pimenta do reino e o cominho. Adicione a água e ferva. Enquanto isso, escorra a lentilha e coloque-a no refogado, cozinhando, com a panela tampada, por 20 minutos. Tempere com sal. Sirva quente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário