Os benefícios da melancia



A melancia pode contribuir, e muito, para o processo de emagrecimento. Mas, para que cualquer alimento tenha efeito funcional, é preciso consumi-lo com regularidade. Confira a seguir às propriedades da fruta:



Tem pouquísimas calorias

Cada 100 gramas de melancia contém cerca de 25 calorias. Além disso, seu sabor adocicado é capaz de reduzir a vontade de consumir doces.

É diurética

Por ser rica em potássio, a melancia tem efeito diurético, ou seja, estimula a produção de urina. Isso previne a formação de cálculo renal, ajuda a desinchar e é bom para combater excessos alimentares, pois as toxinas são eliminadas na urina.

É antioxidante

A fruta é rica em licopeno, substância antioxidante que reduz a pressão alta e previne doenças cardiovasculares. Estudos recentes entedem a obesidade como uma doença inflamatória. Nesse caso, a melancia é perfeita para combater o sobrepeso, pois o licopeno, além de antioxidante, evita inflamações.

Dá saciedade

A grande quantidade de líquido da melancia dilui o suco gástrico, retardando a digestão. Por isso, a fruta pode ser indigesta se consumida durante as refeições, dê preferência à ingestão do suco antes das refeições ou nos intervalos entre elas. Tomar o suco de melancia logo antes do almoço irá diminuir o seu apetite.

É hidratante

A polpa da fruta contém entre 93% a 95% de água.

3 receitas de suco de melancia


* Melancia refrescante

Ingredientes: 1 fatia média de melancia, ½ limão ou suco de 1 laranja ou de 1 tangerina, 3 ou 4 folhas de hortelã, gelo à gosto e adoçante à gosto.

Modo de preparo: bata tudo no liquidificador e tome sem coar.

* Melancia ardente

Ingredientes: 1 fatia média de melancia, 1 fatia média de abacaxi, 1 rodela de gengibre fresco, gelo a gosto, e adoçante à gosto.

Modo de fazer: bata tudo no liquidificador e beba sem coar.

* Melancia turbinada

Ingredientes: 2 fatias médias de melancia, 1 colher de sobremesa de chia ou linhaça ou quinoa, gelo a gosto, adoçante a gosto.

Modo de fazer: bata tudo no liquidificador e tome sem coar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário