Plantas e alimentos que regeneram a pele



Muitos são os problemas que pode sofrer a sua pele, ela está exposta a ataques constantes, devido a produtos químicos, radiação, bactérias, vírus, fungos e parasitas no ambiente. Claro, não devemos ignorar os ataques internos tais como os das toxinas do sangue que ao ser eliminadas pelo organismo através da pele, a irrita causando inflamação conhecida como eczema. Uma maneira simples de cuidar da nossa pele é o uso de alimentos e plantas medicinais.

Entre as plantas podemos usar o carvalho, o agrião, a urtiga, a camomila, o dente de leão, aloe vera, entre outros.


A casca de carvalho deve ser colocada em decocção, pode ser aplicada em compressas com a finalidade de secar, reduzir a inflamação e as cicatrizes da pele. Com o suco da urtiga, também podem ser preparadas compressas ou mesmo uma loção que irá ajudar a amaciar a pele, muito recomendado para eczema crónica da pele.

Uma infusão da raiz de alcaçuz, aplicada em compressas sobre a pele afetada por eczemas ou aplicar flores de camomila cozidas, as cataplasmas com sementes de psyllium, cataplasmas de folhas frescas esmagadas de mamona, cataplasmas ou compressas com a decocção de folhas de dulcamara, actuam tanto como anti-inflamatório, anti-séptico e cicatrizantes da pele.

Por outro lado, tomar infusões de folhas de dente de leão vai ajudar a evitar o acúmulo de toxinas no sistema digestivo, por sua propriedade laxante e tônica.

O consumo de 1 a 2 colheres de sopa de suco de aloe diluído em água, 3 vezes por dia terá também um efeito laxante e estimulará o sistema imunitário. Uma loção de Aloe pode ser aplicada diretamente sobre a pele para aliviar ou curar o tecido da pele.

Alimentos como cenoura, manga, mirtilo, pepino, abacate, agrião, couve, cebola, morangos, que além de ser parte de uma dieta, podem ser aplicados em cataplasmas diretamente sobre a pele, dando excelentes resultados.

Os azeites de semente de prímula ou óleo de rícino, ajudam a nutrir a pele e combatem as cicatizes. Também funciona como um emoliente poderoso.

Todas estas plantas e alimentos dão excelentes resultados. No entanto, se você quiser aplicar-se qualquer destes óleos é cataplamas é importante que você comece sempre com pequenas áreas de seu corpo para observar as reações que possam causar qualquer um dos ingredientes ativos que contêm os mesmos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário