Propriedades do riso na nossa saúde



Durante o relacionamento social entre os seres humanos, o riso é uma das principais formas de expressar sentimentos de alegria, e se somarmos os benefícios que ele proporciona a nossa saúde, podemos ter certeza que com apenas um sorriso por dia, podemos viver de melhor forma.

Rir proporciona benefícios a nível físico. Psicólogos e risoterapeutas garantem que o riso fortalece o coração, porque quando rimos a gargalhadas, movimentamos 420 músculos do nosso corpo, incluindo os músculos do coração que se agitam com esta ação.

Alem disso reduz a pressão arterial porque aumenta o calibre dos vasos sanguíneos e relaxa os músculos lisos das artérias, ajudando a superar os problemas respiratórios, ja que a ventilação respiratória chega a seu máximo, atingindo até quatro vezes mais do que o habitual.

Na opinião de psicólogos especializados, sorrir aumenta a qualidade de vida e nos ajuda como terapia adicional para todas as doenças. Os benefícios do riso são numerosos e se estendem a todos os níveis, tanto físicos como psicológicos. Para os especialistas, aprender a rir ou ser bem-humorado é aprender a perceber as coisas de uma forma mais agradável.

Embora não esta comprovado cientificamente, sabemos que quando estamos felizes não costumamos ter tantos resfriados, as gripes são mais suaves. Além disso, alivia a indigestão. A maioria dos nossos músculos estão no abdômen. O que faz o sorriso é produzir mais sucos gástricos e nos ajuda a ter uma melhor digestão, dizem os especialistas na terapia do riso.

Como funciona o riso em nossa saúde?

O riso promove a produção e liberação de várias substâncias bioquímicas:

* Dopamina. Neurotransmissor que melhora o humor.
* Serotonina. É um tipo de endorfina com efeitos calmantes e analgésicos,
* Adrenalina. Ela nos permite estar mais alerta e receptivos.

Aos 6 anos rimos 300 vezes por dia e de adultos apenas 15 a 20 vezes por dia. Um minuto de riso equivale a 45 minutos de relaxamento, dizem os psicólogos especializados na terapia do riso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário