As propriedades do figo



O figo é uma fruta com propiedades nutricionais e para a saúde, mais o melhor é sua qualidade de reconstituinte.



Propriedades nutricionais do figo

Os figos frescos possuem uma elevada percentagem de água, por isso, seu valor calórico não é muito elevado, porém é superior ao da maioria das frutas carnudas. Além da água, possui hidratos de carbono, neste grupo de nutrientes estão: a sacarosa, a glicose e a fructose. O seu conteúdo proteico, porém não muito alto, apresenta todos os aminoácidos essenciais. Os lipidios aparecem numa proporção baixa nos figos frescos.

Contém vitaminas, principalmente a vitamina A, e pequenas quantidades de vitaminas C, B1, B2 e B3. Nao é uma fruta rica em minerais, porém contém cálcio, potássio, fósforo e ferro.

Por cada 100 gramas de figo fornece 65,70 kcal, 1,20 gramas de proteínas, 0,10 gramas de gordura, 16 gramas de hidratos de carbono, 2,50 gramas de fibras.

Fornece  0,05 mg de vitamina B1, 0,05 mg de vitamina B2, 0,11 mg de vitamina B6, 3,50 mg de vitamina C, 0,60 mg de vitamina B3.

Benefícios para a saúde

O figo produz sensação de saciedade devido à sua riqueza em fibras, por isso, é importante tê-lo em conta em dietas para emagrecer. O fruto maduro é digestivo e tem efeito laxante, pela quantidade de sementes e seu conteúdo em fibras. É recomendável em casos de irritação gastrointestinal e constipação, mais é bom não abusar.

Por outro lado, seu conteúdo em potássio, faz com que seja um alimento alcalinizante e com efeito diurético.

Tanto frescos como secos, os figos são excelentes reconstituintes devido ao tipo de açúcar que contém. Por isso, recomenda-se para os esportistas e pessoas que fazem muita atividade física.

Receita de geléia de figo

Você vai precisar de 1 kg de figos limpos e sem pele, 500 gramas de açúcar, e suco de meio limão. Numa panela junte os ingredientes e deixe repousar entre por umas horas. Logo após, cozinhe em fogo médio por 35-40 minutos, removendo de vez em quando. Quando ficar espesso, retire do fogo e triture na batedeira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário