Beber cerveja faz bem para a saúde



O consumo moderado de cerveja protege contra doenças cardiovasculares e reduz o risco de acidente vascular cerebral, além disso ajuda a melhorar a resposta imunológica contra infecções e alergias, de acordo com vários estudos divulgados na atualidade. Especialistas de vários países da Europa apresentaram os estudos mais recentes que demonstram os benefícios do consumo desta bebida para a saúde.

Beber cerveja com moderação tem efeitos benéficos sobre o sistema cardiovascular e reduz a mortalidade por doenças como o infarto do miocárdio. Ela também tem propriedades anti-trombose e efeitos positivos na coagulação do sangue.

A dose recomendada é um aspecto polêmico e, não deveria exceder as duas unidades diárias para as mulheres e quatro para homens, no caso de cervejas consumidas regularmente em muitos países. Além disso, no caso das cervejas com mais graus de álcool, o número de unidades deve ser menor. A cerveja deve ser tomada com as refeições e não deve ser consumido todos os dias, dizem os especialistas.

Entre a comunidade científica mundial há consenso sobre os benefícios do consumo moderado de bebidas fermentadas, como cerveja e vinho, mas não pode exceder um determinado limite (40 gramas por dia para homens e 20 gramas para as mulheres). Por outro lado, encontramos um estudo que mostra que na cerveja é encontrada uma substância, a prolactina, com propriedades anti-inflamatórias.


A cerveja pode ter efeitos contra alergias, osteoporose, psoríase ou outras doenças inflamatórias, de acordo com a investigação, em que a quantidade era uma lata diária para mulheres e duas para os homens. Verificou-se que, depois do consumo moderado aumentaram os linfócitos, umas células do sistema imunológico que ajudam a destruir os microrganismos invasores, destroem vírus e respondem a tecidos estranhos, tais como os transplantes.

Vários estudos indicam que aqueles que bebem dois copos de cerveja ou um de vinho, têm uma melhor agilidade mental do que os abstêmiose além disso, os consumidores moderados são mais felizes, cometem menos suicídios e sofrem menos demissões no trabalho. 

Um dos componentes da cerveja, o xanthohumol, pode ajudar a prevenir alguns tipos de câncer, esta substância também tem um papel antioxidante muito importante, às vezes até mais do que a vitamina E.

Nenhum comentário:

Postar um comentário