8 coisas que devemos saber sobre a Menopausa


A menopausa é uma etapa de um processo longo e lento de envelhecimento reprodutivo. Para a maioria das mulheres esse processo começa silenciosamente em torno dos 40 anos, quando a menstruação está se tornando menos regular. A seguir mostramos oito dados interessantes que podem ajudá-la a enfrentar o processo da menopausa.


Coma com sabedoria
Se você sofre com afrontamentos freqüentes, pode ser necessário fazer um pequeno ajuste na sua dieta. Consumir alimentos ricos em vitamina E, como amêndoas e vegetais pode reduzir esses incômodos afrontamentos e outros sintomas, como insônia e alterações de humor.

Permaneça fresca
De acordo com vários estudos, a terapia de reposição hormonal (TRH) pode reduzir até 90% a intensidade das ondas de calor. A HRT está disponível em várias formas. Geralmente são fornecidas doses baixas de um ou mais estrogénios, ou tambem é indicada a progesterona ou um análogo químico chamado progestina.

Cuide dos seus ossos
O risco de sofrer osteoporose aumenta após a menopausa, por isso é muito importante fazer exercício com pesos com freqüência, manter uma ingestão adequada de cálcio e vitamina D, e evitar fumar.

Leve um registro
Levar um registro da transição da menopausa, vai ajudar a controlar melhor os sintomas. O iPhone, por exemplo, possui muitos aplicativos que permitem levar um registro personalizado dos sintomas da menopausia e enviar os dados para o seu médico.

Autoproteção
As mulheres com sintomas intensos da menopausa podem correr menor risco de algumas formas de câncer de mama e da presença de outros factores predisponentes para esta doença, como a obesidade.

Escolha o natural
Beba uma xícara de chá de erva-cidreira duas ou três vezes por dia para reduzir a ansiedade e o estresse. Esta erva tem um efeito calmante e pode ajudar a melhorar o humor, um sintoma muito comum na menopausa.

Não fume
Deixar de fumar reduz, e muito, os riscos para a saúde, mas é melhor faze-lo durante a menopausa, devido ao risco de osteoporose, câncer de pulmão e doenças coronarianas. As mulheres fumantes podem atingir a menopausa entre um a quatro anos mais cedo do que as não fumantes.

Treine
Um estudo feito pela Universidade de Granada, Espanha, revelou que apenas três horas de exercício por semana podem ajudar a reduzir os sintomas extremamente intensos. Metade das mulheres do grupo que fazía exercício apresentou sintomas graves no início do estudo, mas 37% delas apresentaram sintomas leves após um ano de exercício.

Nenhum comentário:

Postar um comentário