Dicas e sugestões sobre reciclagem



Todos nós sabemos o quanto é importante reciclar em nossas vidas cotidianas, mas às vezes surgem algumas dúvidas. A seguir mostraremos e tentaremos responder às suas perguntas sobre a reciclagem.



Diariamente jogamos fora uma enorme quantidade de resíduos, talvez sem ser conscientes de separar cada um destes materiais. A verdade é que surgem muitas perguntas sobre a reciclagem, sempre que queremos fazer as coisas bem. Tudo o que reciclamos deve ser feito em recipientes básicos: azul, verde, amarelo. Mas a questão surge quando não sabemos que tipo de resíduos é o que temos na mão.

Qualquer objeto que carregar o símbolo de reciclagem, um triângulo formado por setas verdes, é reciclável. Quando vamos reciclar caixas de leite ou suco não é necessário remover a tampa de plástico mas, sim quando se tratar de rolhas, usadas nas garrafas de vidro, ou as placas de algumas garrafas.


Os restos de tintas, colas e solventes tem que ser levados aos chamados pontos verdes ou limpos, que em algumas cidades são móveis, por isso é conveniente saber os dias que eles estão perto de sua casa. Podemos estar errados ao jogar fraldas ou papel manteiga ou laminados no recipiente azul (destinado ao papel), esses resíduos devem ser despejados no contêiner genérico, ou seja o cinza, ja que não podem ser reciclados.

As radiografias podem ser recicladas?

Claro. Elas são recolhidas em farmácias e clínicas, pois é aproveitado o pó de prata que elas possuem. Algo semelhante acontece com os cartuchos de tinta de impressora e toners. Como são residuos especiais podem ser muito perigosos para o meio ambiente e devem ser depositados nos pontos verdes que encontramos em nossas cidades.

E as bandejas de poliestireno expandido?

Sim, aquelas em que a carne é embalada no supermercado, o que podemos fazer com elas? São recicladas no contêiner amarelo, o das embalagens, você deve saber que o melhor é deixar de usar este tipo de materiais ou minimizá-lo, porque é muito difícil de recicla-lo. 

Como você pode ver nesta pequena guia quase tudo pode ser reciclado, mas devemos ficar bem informados de onde e como para poder fazê-lo corretamente.

Olhe esta imagem, ela irá servir para ter uma maior consciência da importância de uma reciclagem adequada...


Nenhum comentário:

Postar um comentário