Dicas para economizar água em casa



Um simples gesto, comum para todos como abrir a torneira e que saia água, pode ser um milagre para muitas pessoas. A falta de água é um problema cada vez mais importante, todos devem tomar consciência para economizar toda aquela que possamos, para isso, com simples ações cotidianas, podemos conseguir.



Algumas dicas para economizar água

* Adquira eletrodomésticos ecológicos e não esqueça de colocar a máquina de lavar roupas e lava-louças com carga completa e o programa adequado. Lavar à mão significa consumir um 40% a mais de água.

* Não utilize água para descongelar alimentos, tire-os do freezer com a devida antecipação, assim você vai evitar um gasto desnecessário.

* Feche a torneira em quanto escovar os dentes, ao fazer a barba, ensaboar as mãos. Uma torneira aberta gasta até 12 litros de água ao minuto.

* Não tome banhos de banheira e sim de chuveiro, e feche a torneira enquanto você se ensaboa, assim reduz notavelmente o consumo de água.

* Coloque uma lixeira no banheiro, e lembre que o vaso sanitário não é lixeira, pois as descargas são desnecessárias e fáceis de evitar. Cada vez de dar a descarga são entre 6 e 12 litros de água.

* Não deixe correr a água da torneira para esfriá-la, ponha uma garrafa na geladeira, e se tiver por costume colocar uma jarra na mesa, lembre que o sobrante pode ser utilizado para lavar verduras ou regar às plantas.

* Coloque filtros em torneiras e duchas, você vai reduzir o consumo até em um 50%.

* Mantenha as torneiras da casa em bom estado, assim você impede que pinguem, uma gota não significa nada, porém 30 gotas por segundo significa um gasto de 15 litros de água ao dia.

* Se tiver plantas regué-as à noite ou ao amanhecer, assim você impede que o sol evapore a água.

Nenhum comentário:

Postar um comentário