Dicas para reduzir a ingestão de sal



Embora seja recomendado consumir uma certa quantidade diária de sodio para ajudar na digestão, permitir a transmissão dos impulsos nervosos, a actividade dos músculos, e a absorção adequada de potássio, é importante não exagerar no consumo de sal, pois isso pode ser um factor de risco para doenças tais como a hipertensão e a retenção líquidos.


A principal fonte de sódio é o sal. No entanto, a indústria alimentar tem adicionado produtos, tais como conservantes, estabilizantes, emulsionantes, espessantes, agentes gelificantes, intensificadores de sabor ou edulcorantes aos alimentos que já contém sódio.

Esta situação levou a que ate crianças pequenas ja consumam mais do que as quantidades necessárias de sal em refrigerantes, sopas de pacote, nozes torradas ou amendoins salgados, carnes enlatadas, cereais em caixa, batatas fritas, entre outros.

É importante saber que o consumo de sal deve ser limitado a apenas 1 colher de chá por dia. Para satisfazer este objectivo, existem algumas táticas e truques que podem ser utilizados, entre elas:

* Não adicione sal ao cozinhar para controlar o que será adicionado no momento de comer.

* Utilize temperos naturais, como alho, cebola, pimenta, temperos para carne, entre outros.

* Prepare saladas com suco de limão ou laranja para dar um toque diferente.

* Use especiarias como manjericão, endro, tomilho, etc, para dar mais sabor as comidas.

* Evite os alimentos enlatados e prefera sempre os frescos e naturais

* Prefira alimentos que se declaram reduzidos em sódio.

* Exigir que não seja adicionado sal no seu prato ao comer em restaurantes.

* Retire da sua mesa maionese, mostarda, molhos e temperos como o ketchup.

* Prepare sua comida ao vapor para conservar melhor o teor natural de sódio dos alimentos e, portanto, não há necessidade de adicionar sal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário