Exercícios de relaxamento no trabalho




Mostramos a seguir alguns exercícios simples e algumas dicas para reduzir tensões no seu dia de trabalho. Acordar cedo, a rotina, a acumulação de tarefas, podem produzir estresse, tensões, irritabilidade, tristeza, insônia, dores musculares, palpitações e problemas de estômago.


O importante é fazer sempre 5 minutos de descanso a cada hora de trabalho, e aproveite esse momento para fazer alguns alongamentos.

Exercícios

* Cabeça: faça movimentos suaves de cima para abaixo, e de esquerda a direita e vice-versa. A postura é de pé, com a cabeça em posição neutra, ombros retos, o diafragma aberto, e joelhos um pouco flexionados.

Movimentos verticais: com a cabeça reta, abaixamos o queixo aos poucos contando até 10, mantendo a postura com a cabeça baixa. Logo após contamos até 10 subindo a cabeça e mantemos 10 segundos na posição neutra. Jogamos a cabeça para trás com a boca aberta, é melhor para as cervicais, contando até 10 e depois para diante, mantendo na posição neutra.

Movimentos horizontais: giramos a cabeça reta para a direita e paramos no meio contando 10 segundos, fazemos o mesmo para a esquerda. Giramos para a direita como se fossemos tocar a orelha com o ombro contando 10, paramos 10 segundos no meio e fazemos o mesmo para a esquerda.

* Ombros, punhos e tornozelos

Subindo os ombros e contando 10 segundo mantendo-os. Levar os ombros para trás e para a frente. Fazer o mesmo com os punhos e tornozelos, girando-os.

Outras dicas

* Postura de bem-estar: vamos sentar cada certo tempo com as mãos entrelaçadas por trás do pescoço, assim, você vai abrir o plexo, o que ajuda numa atitute positiva.

* Olhos descansados: o trabalho no computador provoca irritações, por isso feche e abra os olhos muitas vezes. Olhe pelas janelas procurando um ponto distante.

* Objetos anti-estresse: quando começar a ficar tenso nos ombros e tornozelos, pegue uma bolinha ou um boneco e aperte controlando a respiração.

* Infussões relaxantes: aproveite uma pausa, levante da cadeira e faça um chá de ervas com efeito relaxante como a tília. Com ela vai ter uma sensação de bem-estar.


Nenhum comentário:

Postar um comentário