Vantagens e benefícios do iogurte



O iogurte é um produto lácteo que é obtido pela fermentação bacteriana do leite. Sua textura e seu sabor tão especial, é dado pela conversão da lactose (açúcar do leite) em ácido láctico. O consumo de iogurte reduz a população de bactérias nocivas no nosso intestino causando um reequilíbrio do ecossistema bacteriano intestinal de cada indivíduo, com isso aumenta a quantidade de bactérias lácticas benéficas e diminui o número das outras.

Diferentes tipos de iogurte

Hoje em dia o iogurte é feito a partir de diferentes tipos de leite, com frutas e sabores variados. A preparação deste alimento requer a presença de microrganismos (bactérias) saudáveis no leite, com temperaturas e sob condições óptimas. Quando estas características são alcançados, começa a função destas bactérias, isto é, a ingestão de lactose, açúcares do leite. Logo após a ingestão e digestão é liberado o ácido láctico como um produto residual, este ácido ou acidez, é o que faz com que as proteínas precipitem formando um coágulo ou coalhada.

Normalmente no processo de fermentação são incluídas diferentes cepas bacterianas que são as responsáveis de decompor a lactose. Graças a isso é que o iogurte é um alimento que pode ser consumido quando a pessoa sofre de intolerância à lactose.

Também podemos falar dos iogurtes que contém cepas especiais, esses são chamados probióticos. Neles as bactérias estão presentes de forma ativa, ou seja, vivas, tornando seu uso maia benéfico para a dieta diária.

No que refer ao nutricional o iogurte nos fornece proteínas de alta qualidade, cálcio, vitaminas, minerais, e a concentração de gordura irá depender do leite de base do qual é seja elaborado o iogurte.

Benefícios do Iogurte

Os principais benefícios que o iogurte dá a nosso corpo são:

* Gera tolerância à lactose: Como mencionamos antes, este é um ponto muito importante, a fim de esclarecer que o seu consumo é possível entre pessoas que não toleram o leite. As bactérias ácido-lácteas contêm lactase (enzima que digere a lactose).

* Previne e melhora os sintomas de diarréia: isto é porque o iogurte ajuda a restaurar a flora bacteriana intestinal saudável, o que é destruído pelas diarréias. Além disso, este alimento fortalece nosso sistema imunológico, ajudando a combater a infecção.

* Reduz os níveis de colesterol no sangue: diferentes estudos mostram que o consumo de iogurte reduz os níveis de colesterol no sangue, assim, esse alimento deve ser parte da nossa dieta e principalmente de quem tem risco cardiovascular.

* Grande fonte de cálcio: as perdas diárias deste mineral em nosso corpo devem ser repostas através da dieta diária. O cálcio que esta presente no iogurte é dissolvido no ácido láctico, assim tornando-o mais absorvível para o nosso sistema digestivo e para o passar de forma fácil por todo nosso corpo. 

É importante enfatizar que este produto, derivado do leite, possui efeito preventivo contra o câncer de cólon.

Nenhum comentário:

Postar um comentário