Cistite, seus sintomas e cuidados


A cistite é a doença mais frequente do aparelho urinário nas mulheres, 1 de cada 4 a padecem ao longo da sua vida e supõem o 10% das consultas ao médico.


É a inflamação que afeta a bexiga, mais frequente na mulher do que no homem devido à longitude da sua uretra. As bactérias que produzem esta infeção muitas vezes vêm do ânus e chegam a uretra. É importante tratar de maneira completa qualquer cistite, até dias depois de não ficar rastros da infeção porque pode afetar outros órgãos como os rins.

Sintomas frequentes

* Dor e ardência ao urinar.

* Urinar com muita frequência.

* Vontade de urinar porém logo não expulse nada.

* Muitas vezes vem acompanhada com febre.

Precauções

* É recomendável uma dieta com frutas, verduras, hortalizes e nada de carne, ovos e cítricos, e muita fibra diariamente.

* Beber abundante líquido, água e infusões  Se não nos hidratarmos a urina fica mais concentrada favorecendo a aparição da cistite. No verão com o calor deve aumentar a ingestão de líquidos.

* Boa higiene na região genital, porém, não lavar com sabão mais de uma vez ao dia.

* Não use roupa apertada e sim roupas de algodão.

* Cuidar da higiene do banheiro, acima de tudo nos lugares públicos, não sentar diretamente na privada em lugares desconhecidos e dar descarga antes.

* Cuidado com o frio, não sentar em lugares frios e não permanecer com a roupa molhada porque favorece a contaminação bacteriana.

Dicas para evitar recaídas

Porém não existem soluções milagrosas há conselhos simples que podem limitar as recaídas das infeções urinárias:

Beber muita água, não conter a vontade de urinar, e fazê lo depois das relações sexuais para expulsar as bactérias.

Evitar a umidade e o calor, adotar bons hábitos de higiene, depois de urinar ou  defecar limpar de diante para trás, e lavar as mãos com água e sabão.


Lutar contra a constipação com uma dieta equilibrada, comer na mesma hora e fazendo exercícios físicos. Evite a auto-medicação.

Um comentário:

  1. Gostei muito desta pagina, eu tinha um problema, agora, ja sei como evitar, muito obrigada

    ResponderExcluir