Algas, a verdura do mar


As algas são os vegetais do mar. Se você quiser perder peso e controlar o apetite deve inclui-las na sua dieta. Contam com excelentes propriedades, saiba quais são...



O consumo das algas ganhou popularidade na cozinha com a cultura oriental japonesa. São plantas de água doce e salgada, de umas 25.000 espécies conhecidas, são comestíveis somente umas 50.

Propriedades

* Aceleram o metabolismo sendo úteis contra a obesidade.

* Reduzem o colesterol.

* Pelo seu conteúdo em fibras são laxantes e dão sensação de saciedade.

* Evitam a azia.

* Fornecem iodo e potássio, ricas em minerais e vitaminas, ferro. Ajudam a eliminar do organismo metais pesados como chumbo e mercúrio. Pelo seu conteúdo em sódio, podem substituir o sal comum.

Nutrição e terapia

* Nutricionalmente as algas são ricas em proteínas, minerais e vitaminas A,B,C  e E. São fonte natural de iodo que combate o cansaço, falta de memória, depressão e anemia. Também são ricas em outros minerais como magnésio, cálcio, potássio, ferro, oligoelementos como zinco.

* São muito ricas em proteínas e aminoácidos essenciais. É aconselhável consumi las junto aos cereais, que geralmente tem carências de alguns aminoácidos.

* São estimulantes do metabolismo aumentando o intercâmbio celular e melhorando a eliminação de toxinas. Pela enorme presença de antioxidantes, neutralizam os efeitos dos radicais livres, responsáveis da aceleração dos processos de envelhecimento dos tecidos. Nas dietas vegetarianas e convencionais previnem anemias pelo seu conteúdo em ferro facilmente assimilável e vitamina B12, responsável de manter um adequado nível e ferro no sangue e para as funções neuromusculares.

* São ideais para dietas de emagrecimento pois são baixas em gorduras, açúcares e calorias, fornecem saciedade. No estômago formam uma capa que diminui as irritações e reduzindo a azia.


É recomendável consumi las 3 ou 4 vezes por semana durante a primeira semana, e depois passar a 2 vezes por semana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário