Chicória planta medicinal com muitos benefícios


A chicória é uma planta medicinal usada como substituta do café e estimulante digestivo, porém constitui um excelente tônico e laxante suave.



Seu nome cientifico é cichorium intybus e é uma planta nativa da região mediterrânea, no entanto depois foi naturalizada em diferentes regiões da Europa, América do Norte e Austrália. É cultivada como vegetal, normalmente produzindo brotos na escuridão absoluta, e também como substituto do cafe. A planta é extremadamente amarga, por isso, é um excelente tônico e estimulante do apetite, assim como um laxante suave.

Suas partes utilizadas são a raiz, as folhas e flores, e seus componentes principais são a inulina, glucosídeos, vitaminas e minerais.

Suas ações são: laxante, diurética, suave sedativo, tônico hepático e digestiva.

Como utiliza-la

Infusão: misturar as folhas e flores numa infusão padrão e beber uma xícara 3 vezes ao dia para melhorar a digestão.

* Tintura: tomar 1-2 ml (20-40 gotas) da tintura ou extrato da raiz 3 vezes ao dia como estimulante do apetite.

* Cozimento: tomar de 1 a 2 xícaras da infusão padrão da raiz da chicória 3 vezes diárias como tônico estimulante do fígado e do sistema digestivo. Usar 1 ou 2 xícaras de um cozimento suave ao dia para a prisão de ventre. A chicória contém oligossacáridos  que são probióticos e ajudam a manter uma saudável flora intestinal. Em cozimento para problemas digestivos, de 5 a 10 gramas (2 colheres) num litro de água fervendo, deixar ferver por 5 a 8 minutos, repousar 5 a 10 minutos, coar e beber, é bom também para problemas nervosos.

* Extrato fluido: é utilizado com sucesso contra infeções por parasitoses intestinais no gado bovino e ovino, mais não foi investigado seus efeitos em parasitoses humanas.

* Em sucos da planta completa para sua ação depurativa, desintoxicante e diurética.

* Em cataplasma: pode utilizar somente a chicória, ou combinada com outras plantas para feridas, verrugas ou tumorações externas.


* Em saladas: consumir sempre ao natural, é ideal para manter o fígado saudável, e o sistema nervoso equilibrado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário