Dependência das novas tecnologias


O que fazer diante do vicio as novas tecnologias  internet, videogames, celular. As pessoas envolvidas nas novas tecnologias como chats, telefone móvel, videogames tem muitas chances de ter tecno filia  esta palavra indica um interesse excessivo pela tecnologia, uma dependência das máquinas, um computador por exemplo.



Vale ressaltar que não são as novas tecnologias por si mesmas que produzem a dependência, mais fatores psicológicos prévios, as pessoas com problemas determinados são as que mais recorrem e fazem um uso inadequado delas. A faixa de idade mais frequente para sofrer esta tecnologia é na adolescência.

A família é muito importante para evitar estes problemas e as pessoas próximas devem ficar atentar a sinais como hipersensibilidade, tendência ao isolamento, rompimento das relações sociais, agressividade ou fracasso escolar. A solução a estes problemas está em reconstruir a confiança no ambiente, promover a comunicação familiar e aceitar a imagem corporal.

Como prevenir a dependências ás novas tecnologias

As recomendações indispensáveis são:

* Maximizar em nossos filhos atividades de lazer saudável, esportes, leitura, artesanato, atividades ao ar livre, etc.

* Estabelecer com o jovem suma relação de confiança  que permita falar de um jeito aberto e sincero.

* Controlar os tempos de uso das tecnologias.

* Levar em consideração a importância do nosso exemplo. Nossos filhos nos tem como modelos e tendem a imitar nossas condutas, ¿como pedir que não abusem do computador se nos mesmos passamos muitas horas diante dele?

* Ajudá-los a desenvolver boas habilidades sociais que permitam um desenvolvimento de saudáveis relações pessoais.


A melhor proteção é proporcionar informação clara dos benefícios  mais também dos danos e riscos envolvidos. É importante o controle do uso, estabelecer limites, fazer notar a importância do uso do tempo livre, levando em consideração que é importante destinar algum tempo para não fazer nada e simplesmente descansar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário