Laços entre avós e netos


Os avós ocupam um lugar muito especial na vida dos netos. Em geral, depois dos pais, são as figuras mais importantes para eles. Cumprem um papel valioso, pois contam com uma enorme sabedoria dos anos e as lições aprendidas das próprias experiências como pais. Isto faz que os avós estejam em condições de contribuir e aconselhar facilitando uma maior integração familiar.



Devemos reconhecer que entre avós e netos existe um laço especial, basta pedir as crianças um desenho da sua família  ou perguntar por ela, para que eles incluam os avós como figuras indispensáveis. Além de cuidar dos netos quando os pais estão trabalhando, fornecem uma dose extra de carinho que faz bem ao bem-estar emocional deles.

Relação avós-netos

* Como os avós deixaram de trabalhar, levam com mais calma  a pressão da vida diária, isto facilita que as duas gerações possam compartilhar mais a diversão o diálogo, principalmente se estão cuidando dos netos. Isto não quer dizer que não possam educar, não é uma obrigação  porém transmitem suas experiências que são a melhor herança que um avó deixa ao neto.

* Uma situação muito comum acontece quando os pais estão ausentes, isto gera confusão na criança, inversão dos papéis, e os netos vejam os avós como pais. Esta mistura de funções muitas vezes faz com que a criança não saiba responder aos limites. A criança precisa saber e ter a segurança de que é sua mãe ou pai quem representa a autoridade e firmeza.

Os limites com os netos

É comum que país e avós discordem em assuntos de disciplina que provocam tensões na família e os netos terminam sendo os mais afetados. Por isso, é importante a comunicação entre avós e pais. Lembrar que os pais têm o dever de educar os filhos, por isso não tirar autoridade diante deles. Sempre que for discutir um assunto de disciplina com os país é importante que os netos não estejam presentes.

Para "sintonizar" com seus netos

* não esqueça de você mesmo.

* Ame os netos como eles são, não pelo que você pensa que devam ser.

* não faça criticas, mais aprenda com eles, aproveite, acompanhe suas atividades, participe das suas conquistas, escute sua música e convide a escutar suas histórias.


* Quando falar com seus netos, seja direto, evite falar de problemas de saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário